O uso de jogos lúdicos para o ensino de Biologia e Química

Autores

  • Bruno Ricardo Oliveira Reis UNINTER
  • Henrique Chupil

Resumo

A desmotivação discente é uma das principais causas de dificuldade de aprendizagem e reprovação escolar. Assim, o presente artigo examina novas metodologias para o ensino de Biologia e Química, por intermédio de jogos. Objetiva-se estimular, através de aulas mais dinâmicas, o raciocínio lógico dos alunos, com vistas ao desenvolvimento intelectual. Os jogos propostos, neste estudo, são pedagógicos e de baixo custo; no entanto, o uso de tais atividades são indicadas para momentos específicos, como a exposição, revisão ou síntese de conteúdos trabalhados em sala de aula, de modo a reforçá-los. O propósito é desenvolver jogos de fácil confecção e manuseio, para que os discentes aprendam de forma lúdica.

Palavras-chave: desmotivação; ludicidade; ensino-aprendizagem; jogos lúdicos.

Abstract

Student demotivation is one of the main causes of learning difficulties and school failure. Thus, this article examines new methodologies for teaching Biology and Chemistry through games. The objective is to stimulate, through more dynamic classes, the students' logical reasoning, with a view to intellectual development. The games proposed in this study are pedagogical and low-cost; however, the use of such activities are indicated for specific moments, such as the exhibition, review, or synthesis of contents worked on in the classroom, in order to reinforce them. The purpose is to develop games that are easy to make and handle, so that students can learn playfully.

Keywords: demotivation; playfulness; teaching-learning; playful games.

Resumen

La falta de motivación de los estudiantes es una de las principales causas de las dificultades de aprendizaje y reprobaciones. Por ello, el presente artículo examina nuevas metodologías para la enseñanza de la Biología y la Química por medio de juegos. Se pretende estimular, a través de clases más dinámicas, el razonamiento lógico de los alumnos, con el objetivo de desarrollo intelectual. Los juegos propuestos, en este estudio, son pedagógicos y de bajo costo; sin embargo, tales actividades son indicadas para momentos específicos, como la exposición, revisión o síntesis de contenidos trabajados en el aula, de manera a reforzarlos.  El propósito es desarrollar juegos de fácil elaboración y manipulación, para que los estudiantes aprendan de forma lúdica.

Palabras-clave: desmotivación; lúdica; enseñanza-aprendizaje; juegos lúdicos.

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Biografia do Autor

Bruno Ricardo Oliveira Reis, UNINTER

Químico (UVA-CE), Especialista em Metodologia do Ensino da Biologia e Química (UNINTER) e professor da SEDUC-Am.

Henrique Chupil

Biólogo (PUC-PR), Mestre em Ecologia e Conservação (UFPR), Doutor em Zoologia (UFPR) e professor/ orientador do Grupo UNINTER.

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Publicado

2021-08-20