A luz na pintura de monet: um estudo sobre a percepção da cor sob a perspectiva da fotografia

Autores

  • Andreia Andrade Rocha
  • Melissa Paes Campos

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo das cores empregadas nas pinturas de paisagem do pintor impressionista Claude Monet. O objetivo é descrever a relevância do uso das cores em sua obra em relação à percepção da ação da luz. Ao dialogar sobre a influência da fotografia, um advento que marcou e influenciou principalmente o trabalho de pintores como Monet, percebemos que ele afirmava que não havia cor, apenas luz. Ou seja, a única maneira de capturar a impressão da realidade era representando a atmosfera através da decomposição da cor com pequenas pinceladas. Para compreender como o artista transmite suas impressões na tela através do uso das cores, realizamos um levantamento das obras de Claude Monet da série “Ponte Japonesa”, nas quais ele demonstra como a atmosfera e a incidência da luz solar alteram as cores da paisagem em momentos diferentes do dia e das estações. Através dessa análise das obras, buscamos entender as cores empregadas pelo artista, o que nos permite compreender sua percepção da luz e como a percepção visual de um indivíduo influencia a intenção e o resultado final de uma pintura. Em conclusão, este trabalho possibilitou a compreensão da luz e da cor nas obras de Monet, além de fornecer insights sobre a interação entre a arte tradicional e a fotografia ao longo do tempo. Essa interação foi marcada por uma troca de influências entre ambas, enriquecendo todos os cenários artísticos desde o século XIX, à medida que os artistas exploravam novas maneiras de ver e retratar o mundo ao seu redor.

Palavras-chave: cor; fotografia; impressionismo; pintura; Claude Monet.

Abstract

This study examines the color choices employed by Impressionist painter Claude Monet in his landscapes. It aims to analyze the significance of his color usage in relation to the perceived effects of light. While photography, a significant artistic innovation, undeniably influenced painters like Monet, he famously stated, “There is no such thing as color, only light.” In simpler terms, capturing the essence of reality involved portraying the atmosphere through the fragmented application of color using small brushstrokes. To understand how Monet conveyed his impressions on canvas through color, this study focuses on his “Japanese Bridge” series. Here, he demonstrates how the atmosphere and sunlight's intensity alter the landscape's colors throughout the day and across seasons. By analyzing these works, we gain insight into Monet's color palette, allowing us to grasp his perception of light and how individual visual perception shapes artistic intent and the final outcome of a painting. In conclusion, this study sheds light on the interplay between light and color in Monet's works. It also explores the historical dialogue between traditional art and photography. This exchange of influences has enriched artistic expression since the 19th century, as artists continuously seek novel ways to perceive and depict the world around them.

Keywords: color; photography; Impressionism; painting; Claude Monet.

Resumen

El presente trabajo presenta un estudio de los colores empleados en las pinturas de paisaje del pintor impresionista Claude Monet. El objetivo es describir la relevancia del uso de los colores en su obra con relación a la percepción de la acción de la luz. Al dialogar sobre la influencia de la fotografía, un advenimiento que ha marcado y afectado principalmente el trabajo de pintores como Monet, nos damos cuenta de que él afirmaba que no había color, solo luz. O sea, la única manera de capturar la impresión de la realidad era representando la atmósfera por la descomposición del color con pequeñas pinceladas. Para comprender cómo el artista transmite sus impresiones en la pantalla a través del uso de los colores, se hizo una recopilación de las obras de Claude Monet, de la serie “El Puente Japonés”, en las cuales él demuestra cómo la atmósfera y la incidencia de la luz solar alteran los colores del paisaje en momentos distintos del día y de las estaciones. Mediante el análisis de las obras, se busca entender los colores empleados por el artista, lo que permite comprender su percepción de la luz y cómo la percepción visual de un individuo influye en la intención y en el resultado final de una pintura. En conclusión, este trabajo posibilitó la comprensión de la luz y del color en las obras de Monet, además de proveer insights sobre la interacción entre el arte tradicional y la fotografía a lo largo del tiempo. Esa interacción fue marcada por un intercambio de influencias entre ambas, enriqueciendo todos los escenarios artísticos desde el siglo XIX, a medida que los artistas exploraban nuevos modos de ver y retratar el mundo a su alrededor.

Palabras clave: color; fotografía; impresionismo; pintura; Claude Monet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Andrade Rocha

Docente no Centro Universitário Internacional (Uninter).

Melissa Paes Campos

Acadêmica do curso de Bacharel em Artes Visuais no Centro Universitário Internacional (Uninter).

Referências

BALZI, J. J. O Impressionismo. São Paulo: Editora Claridade, 2009.

CHEN, L.; QUILICI, P. M. Impressionismo: Paris e a modernidade. Caderno de Mediação: CCBB Educativo, São Paulo, 2012. Disponível em: bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/Impressionismo2012B.pdf. Acesso em: 27 out. 2023.

EUGÊNIO, A.; SABEH, L. A.; FERNANDES, G. J. M. As muitas faces de um gênio: vida, tempo e obra de Leonardo da Vinci. Alfenas: Editora Universidade Federal de Alfenas, 2021.

GOETHE, J. W. Doutrina das cores. Tradução de Marco Giannotti. 4. ed. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2013.

GOMBRICH, E. H. A história da arte. Tradução de Álvaro Cabral. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

HACKING, J. Tudo sobre fotografia. Tradução de Fabiano Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.

MARTIN, B.; CLARK, R.; HEALEY, J. Guia completo de fotografia. Tradução de Ana Ban. São Paulo: Abril, 2008.

MELLO, V. L. M.; MELLO, L. A. Instrumentação para o Ensino de Física IV. Sergipe: Centro de Educação Superior à Distância, 2012. Disponível em: cesad.ufs.br/ORBI/public/

uploadCatalago/16201225032013Intrumenta%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%A3o_para_o_Ensino_de_F%C3%83%C2%ADsica_IV_aula_01.pdf. Acesso em: 6 out. 2023.

MORRISON, N.; CARLSON, J. Aprenda sobre a história e as técnicas da fotografia colorida. Adobe Creative Cloud. Disponível em: adobe.com/pt/creativecloud/

photography/discover/color-photography.html#. Acesso em: 6 fev. 2024.

MUGA, H. A. Paradigmas da luz da percepção e na arte. In: CONFERÊNCIA SOBRE A LUZ, 2008, Porto, Portugal. Comunicação. Porto, Portugal: Atelier da Luz: ESAP, 2008. Disponível em: psicologia.pt/artigos/textos/A0504.pdf. Acesso em: 6 out. 2023.

PAULA, J. Imagem & Magia: Fotografia e Impressionismo - Um Diálogo Imagético. Revista Impulso, Piracicaba, v. 11, n. 24, p. 53-71, 1999. Disponível em: trf3.jus.br/

documentos/emag/Cursos/454_-_História_da_Arte_-_Modulo_III/2o_Encontro/

fotografia_e_Impressionismo_-_um_dialogo_imagetico.pdf. Acesso em: 15 mar. 2024.

PEDROSA, I. O universo da cor. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2022.

RAMOS, A. Fisiologia da visão: um estudo sobre o “ver” e o “enxergar”. Rio de Janeiro: LabCom, Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), 2006. Disponível em: https://docplayer.com.br/3800247-Analise-do-simbolico-no-discurso-visual-prof-luiz-antonio-coelho-labcom-fisiologia-da-visao-um-estudo-sobre-o-ver-e-o-enxergar.html. Acesso em: 6 out. 2023.

SERULLAZ, M. O Impressionismo. Tradução de Álvaro Cabral. 7. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989.

VAZ, A.; SILVA, R. Fundamentos da Linguagem Visual. Curitiba: Intersaberes, 2016.

Downloads

Publicado

2024-03-28