Volta Redonda (RJ) e suas narrativas imagéticas para o Ensino das Artes

Autores

  • Wilson César T. Pinto
  • Paulo Yutaka Toyoshima Girata
  • Regiane Moreira Silva Centro Universit

Resumo

O presente escrito tem como objetivo contribuir para a construção de um processo de ensino e aprendizagem através do caminhar pela cidade. Sua espacialidade e visibilidade evocam narrativas imagéticas para análises e interpretações. Debruça-se aqui sobre a cidade de Volta Redonda (RJ), não apenas como um palco e cenário mas como parte integrante da formação identitária do sujeito. Parte-se dele o desenvolvimento de uma educação do olhar evidenciada em um recorte específico de um importante eixo histórico local: a Rua 14. O leitor iniciará um percurso a partir da escultura O Arigó, produzida por Bruno Giorgi (1905-1993), em um retilíneo trajeto em direção à Praça Brasil, para então colocar-se diante da estátua de Getúlio Vargas, obra do escultor Hildegardo Leão Velloso (1899-1966). Na primeira etapa, A imagem da cidade: origem, apresentam-se alguns alicerces históricos; na segunda, A imagem da cidade: cotidiano, abordam-se algumas narrativas através da Rua 14 mediante seus objetos; e em seu final, A imagem da cidade: intervalo, promove-se uma leitura visual de Getúlio em seu aspecto formal e simbólico. Esta pesquisa é direcionada para a formação e ação do arte-educador através do exercício de leitura de sua cidade, inserindo-a no ambiente escolar como estratégia e recurso educacional.

Palavras-chave: artes; cidade; espaço; imagem; percepção.

Abstract

This article objective is to contribute to the teaching and learning process through walking around the city. Its spatially and visibility evokes imagetic narratives for analysis and interpretation. This article is located in Volta Redonda (RJ), not only as a stage or a scenery, but as part of subject’s identity formation. Starting from this individual, we present the process to educate the perception through a cutout, a specific local historic point: the Rua 14 (14th Street). The reader will begin his Journey starting from the sculpture O Arigó, by Bruno Giorgi (1905-1993), in a straight path toward the Brazil Square until stands before Getúlio Vargas Statue, a work by the sculptor Hildegardo Leão Veloso. In the first stage, called The city image: origin, some historical foundations are presented. In the second stage, called The city image: daily life, some narratives are addressed through 14th Street about its objects. The city image: interlude, in the end, engages students in a visual reading of Getúlio’s formal and symbolic aspects. This research is dedicated to the formation and the actions of art-educators like strategy and educational resource.

Keywords: art; city; space; image; perception.

Resumen

El presente escrito tiene como objetivo contribuir para la construcción de un proceso de enseñanza y aprendizaje a través del caminar por la ciudad. Su espacialidad y visibilidad evocan narrativas imagéticas para análisis e interpretaciones. Acá, la atención se vuelve hacia la ciudad de Volta Redonda (RJ), no solo como proscenio y escenario sino como parte integrante de la formación identitaria del sujeto. A partir de ella empieza la educación de la mirada, evidenciada en un corte específico de un importante eje histórico local: la Rua 14. El lector empezará un recorrido a partir de la escultura O Arigó, producida por Bruno Giorgi (1905-1993), en un trayecto rectilíneo rumbo a la Praça Brasil, para luego ubicarse frente a la estatua de Getúlio Vargas, obra del escultor Hildegardo Leão Velloso (1899-1966). En la primera etapa, La imagen de la ciudad: origen, se presentan algunas fundaciones históricas; en la segunda, La imagen de la ciudad: cotidiano, se presentan algunas narrativas a través de la Rua 14 y sus objetos; en su final, La imagen de la ciudad: intervalo, se hace una lectura visual de Getúlio en su aspecto formal y simbólico. Esta investigación está dirigida a la formación y acción del arte-educador por medio del ejercicio de lectura de su ciudad, incluida en el ambiente escolar como estrategia y recurso educativo.

Palabras-clave: artes; ciudad; espacio; imagen; percepción.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson César T. Pinto

Licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional Uninter.

Paulo Yutaka Toyoshima Girata

Acadêmico no Curso de Licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário Internacional Uninter.

Regiane Moreira Silva, Centro Universit

Docente no Centro Universitário Internacional Uninter.

Referências

AZEVEDO, F. G. S. de. A cidade através do olhar metodológico de Benjamin. Rev. Direito e Práx., Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, jul./set. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdp/a/SjbYVHHCZyKqPB5XHdbHk4K/?lang=pt. Acesso em: 19 maio 2022.

BARBUY, H. A Cidade-Exposição: comércio e cosmopolitismo em São Paulo, 1860-1914. São Paulo: EDUSP, 2006.

CALIFE, M. N. da S. A relação capital-trabalho na gênese da CSN. Vassouras: Universidade Severino Sombra, 2000. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp000254.pdf. Acesso em: 29 abr. 2022.

FERNANDES, M. Volta Redonda: imaginários, memórias e identidades. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001.

GIORGI, B. Enciclopédia Itaú Cultural: artes visuais. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8920/bruno-giorgi. Acesso em: 29 abr. 2022.

GOMES, P. C. da C. O lugar do olhar: elementos para uma geografia da visibilidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE VOLTA REDONDA (IPPU-VR). Disponível em: http://www2.voltaredonda.rj.gov.br/ippu/. Acesso em: 05 maio 2022.

INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE VOLTA REDONDA (IPPU-VR). Monumentos, obras de arte e fontes no espaço público. Disponível em: http://www.ippuvr.com.br/nuvem/publicacoes/caderno_monumentos.pdf. Acesso em: 05 maio 2022.

LYNCH, K. A imagem da cidade. Lisboa: Edições 70, 1960.

MANGUEL, A. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PILLAR, A. D. (org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2014.

VELLOSO, H. L. A técnica e a matéria na escultura. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Belas Artes, 1949. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/10805. Acesso em: 23 maio 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-23