Moda e arte: um olhar histórico-semiótico do álbum Les Choses de Paul Poiret

Autores

  • Camila Carmona Dias

Resumo

RESUMO O presente artigo, que aborda a moda como uma nova linguagem da história, tem como objetivo analisar, no álbum Les Choses de Paul Poiret, ilustrado por Georges Lepape, em 1911, a relação da moda com o seu contexto histórico. Além disso, busca averiguar as ligações da obra do estilista francês (1911) com o movimento artístico modernista do século XX e analisar a publicidade de moda e os discursos construídos acerca da estética do feminino em Poiret. A proposta metodológica deste artigo faz uso de pesquisa bibliográfica e documental e, para concretização da análise de imagem, utiliza-se da teoria semiótica americana de Peirce. Diante da pesquisa, infere-se que Poiret se apropriava das linguagens das vanguardas artísticas e as transpunha para sua obra. O estilista trouxe uma nova abordagem do ponto de vista estético para a época, criou uma linha de vestuário completamente nova, foi pioneiro em trazer influências orientais para a moda ocidental e desenhou uma coleção para “libertar as mulheres dos espartilhos”, com formas amplas e confortáveis. Para atingir seu objetivo, o artigo traz, inicialmente, um breve relato sobre Paul Poiret. Logo em seguida, constrói a análise de uma ilustração do álbum Le Choses de Paul Poiret. Palavras-chave: Moda. História. Arte. Paul Poiret. Georges Lepape. ABSTRACT This article, which approaches fashion as a new language of history, aims to analyze, in the album Les Choses de Paul Poiret, illustrated by Georges Lepape, in 1911, the relationship of fashion with its historical context. In addition, it seeks to investigate the links between the work of the French stylist (1911) and the modernist artistic movement of the twentieth century and to analyze the fashion publicity and the discourses built on the aesthetics of the feminine in Poiret. The methodological proposal of this article makes use of bibliographic and documentary research and, for the concretization of the image analysis, it uses Peirce's semiotic theory. Given the research, it appears that Poiret incorporated the languages of the artistic avant-garde and transposed them into his work. The designer brought a new aesthetic approach to the time, created a completely new clothing line, pioneered the bringing of oriental influences into western fashion, and designed a collection to “free women from corsets”, with wide and comfortable shapes. To achieve its goal, the article initially brings a brief account on Paul Poiret. Shortly thereafter, it builds the analysis of an illustration from the album Le Choses de Paul Poiret. Keywords: Fashion. History. Art. Paul Poiret. Georges Lepape. RESUMEN El presente artículo, que aborda la moda como nuevo lenguaje de la historia, tiene el objetivo de analizar, en el álbum Les Choses de Paul Poiret, ilustrado por Georges Lepage, en 1911, la relación de la moda con su contexto histórico. Además, trata de averiguar los vínculos de la obra del estilista francés (1911) con el movimiento artístico modernista del siglo XX y analizar la publicidad de moda y los discursos construidos acerca de la estética del feminismo en Poiret. La propuesta metodológica de este artículo se apoya en investigación bibliográfica y documental y, para la concreción del análisis de imágenes, utiliza la teoría semiótica americana de Peirce. De la investigación, se infiere que Poiret se apropiaba de los lenguajes de las vanguardias artísticas y las transponía para su obra. El estilista presentó un nuevo abordaje del punto de vista estético para la época, creó una línea de vestuario completamente nueva, fue pionero en traer influencias orientales para la moda occidental y diseñó una colección para “liberar a las mujeres de los corsets”, con formas amplias y confortables. Para lograr su objetivo, este artículo ofrece, inicialmente, un breve relato sobre Paul Poiret. Luego, construye el análisis de una ilustración del álbum Les Choses de Paul Poiret. Palabras-clave: Moda. Historia. Arte. Paul Poiret. Georges Lepape.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Carmona Dias

Aluna do Centro Universitário Internacional UNINTER. Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso de História, 2017 (segundo semestre de 2017).

Downloads

Publicado

2019-09-16