Desafios encontrados pela escola de música particular no ensino de algumas técnicas vocais em aulas de canto voltadas à música popular brasileira

Autores

  • Alex Bruno de Oliverira Lima UNINTER
  • Jeimely Heep Bornholdt UNINTER

Resumo

Este trabalho tem o objetivo analisar os desafios encontrados pela escola de música particular no ensino de algumas técnicas vocais em aulas de canto voltadas à música popular brasileira. Analisa a preparação dos professores para o ensino dessas técnicas e as dificuldades dos alunos em relação a algumas delas. Essa questão é pesquisada por Tagliaferro e Laureano (2020), Padron (2019), Guimarães (2021), Cunha (2019), Silva (2018) e Azevedo (2020) e se justifica como relevante para a formação musical frente às dificuldades encontradas no percurso acadêmico e na docência. A finalidade central desta pesquisa é conhecer as dificuldades do ensino-aprendizagem das técnicas vocais e tem como objetivos específicos buscar alternativas para tornar esse estudo natural, analisar, de forma teórica, a visão do professor e apontar algumas técnicas estudadas na aula de canto. Para isso, realizou-se pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, com levantamento de literatura nos últimos cinco anos, 2018-2022, em diálogo sobre métodos e resultados, assim como sobre a realização de futuros estudos. A análise demonstrou alternativas para um melhor desempenho musical de professores e alunos. 

Palavras-chave: belting; música popular brasileira; apoio respiratório; escola de música particular; técnica vocal.

Abstract

This paper aims to analyze the challenges encountered by private music school in teaching some vocal techniques in singing classes focused on Brazilian popular music. It analyzes the preparation of teachers for teaching these techniques and the difficulties of students relating to some of them. This issue is researched by Tagliaferro and Laureano (2020), Padron (2019), Guimarães (2021), Cunha (2019), Silva (2018) and Azevedo (2020) and is justified as relevant to musical education before the difficulties encountered in the academic and teaching path. The central purpose of this research is to know the difficulties of teaching-learning vocal techniques and has as specific objectives to seek alternatives to make this study natural, analyze, in a theoretical way, the teacher’s vision and point out some techniques studied in the singing class. For this, qualitative research of bibliographical nature was carried out, with a literature survey in the last five years, 2018-2022, in dialogue about methods and results, as well as about the realization of future studies. The analysis showed alternatives for a better musical performance of teachers and students.

Keywords: belting; Brazilian popular music; breathing support; private music school; vocal technique.

Resumen

Este trabajo tiene el objetivo de analizar los retos encontrados por la escuela de música privada en la enseñanza de algunas técnicas vocales en clases de canto dirigidas a la música popular brasileña. Analiza la preparación de los profesores para la enseñanza de esas técnicas y las dificultades de los alumnos respecto a algunas de ellas. Ese tema es analizado por Tagliaferro y Laureano (2020), Padron (2019), Guimarães (2021), Cunha (2019), Silva (2018) y Azevedo (2020) y se justifica como relevante para la formación musical frente a las dificultades encontradas en el recorrido académico y en la docencia. La finalidad central de esa investigación es conocer las dificultades de la enseñanza-aprendizaje de técnicas vocales y tiene como objetivos específicos buscar alternativas para volverla natural, analizar, teóricamente, la visión del docente y señalar algunas técnicas utilizadas en clases de canto. Para ello, se hizo investigación cualitativa de tipo bibliográfica, con recopilación de literatura en los últimos cinco años, 2018-2022, en diálogo sobre métodos y resultados, así como sobre la realización de futuros estudios. El análisis demostró alternativas para un mejor desempeño musical de profesores y alumnos.

Palabras-clave: belting; música popular brasileña; apoyo respiratorio; escuela de música privada; técnica vocal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Bruno de Oliverira Lima, UNINTER

Graduado em Licenciatura em Música pelo Centro Universitário Internacional UNINTER..

Jeimely Heep Bornholdt, UNINTER

Professora do Centro Universirsitário Internacional UNINTER. Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Pedagogia - UNINTER e Graduada em Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - RS.

Referências

ANDRADE, S. R.; FONTOURA, D. R.; CIELO, C. A. Inter-relações entre fonoaudiologia e canto. Música Hodie [Internet], Goiânia, v. 7, n. 1, p. 84-98, 2007. Disponível em:

https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/1758. Acesso em: 14 mar. 2022.

AZEVEDO, R. R. B. Estudantes de graduação em canto lírico na UFPB: experiências compartilhadas com o canto popular. 2020. 47 f. TCC (Licenciatura em Música) — Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020. Acesso em: 28 mar. 2022.

COUTEIRO, Sebastiana Benedita Coelho de Moraes. O ensino do canto popular brasileiro — abordagem didática: técnica vocal e performance. 2012. 63 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.

CUNHA, A. L. C. S. Percepções sobre o conhecimento de diferentes técnicas vocais para a formação e atuação profissional do cantor. 2019. 48 f. TCC (Licenciatura em Música) — Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26528/4/Percep%c3%a7%c3%b5esSobreConhecimento.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.

GUIMARÃES, I. S. A matriz da fala no canto. 2021. 266 f. Relatório de Estágio (Mestrado em Ensino de Música) — Conservatório Superior de Música de Gaia, Vila Nova de Gaia, 2021. Acesso em: 28 mar. 2022.

HERR, Martha; SILVA, Luciano Simões. A técnica belting para vozes masculinas: bases fisiológicas e pedagógicas para barítonos e baritenores do teatro musical norte-americano. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 26., 2016, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ANPPOM, 2016. Acesso em: 28 mar. 2022.

OLIVEIRA, Samara Kelly Souza de. Um estudo de caso sobre a Escola de Música Santa Cecília. 2015. 62 f. Monografia (Licenciatura em Música) — Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

PADRON, M. F. Uma proposta de modelo conceitual para representação da música popular brasileira. 2019. 223 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Acesso em: 28 mar. 2022.

REQUIÃO, Luciana Pires de Sá. Saberes e competências no âmbito das escolas de música alternativas: a atividade docente do músico-professor na formação profissional do músico. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 7, p. 59-67, set. 2002.

ROCHA, João Gomes. Escolas especializadas em música: conservatórios, modelo conservatorial e formação de professores. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2015, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: CONEDU, 2015. v. 2.

SILVA, Gerciano Estevão da. Um relato de experiência nos cursos de música da Escola de Música Praise Up. 2018. 48 f. Monografia (Licenciatura em Música) — Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

TAGLIAFERRO, S.; LAUREANO, T.M. Respiração e apoio respiratório para o canto: revisão integrativa de literatura. 2020. 85 f. TCC (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2020. http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/bitstream/handle/123456789/14621/ccv_fonoaudiologia_tcc_tagliaferro_laureano.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 19 fev. 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-23