O mangá e seus elementos visuais e narrativos como ferramentas didáticas

Autores

  • Andr Pinto dos Santos Centro Universit
  • Marcelo Hipólito Barbosa de Medeiros Uninter

Resumo

Por meio do presente trabalho, objetiva-se estudar o mangá como ferramenta didática, no intuito de contribuir para a valorização de formas alternativas e lúdicas de aprendizagem, as quais despertem no aluno a vontade de aprender e de fazê-lo com qualidade e satisfação. Este trabalho pode ser considerado básico, a partir de uma abordagem qualitativa e com objetivos exploratórios e descritivos. As fontes analisadas se resumiram em materiais didáticos, mangás e histórias em quadrinhos em geral, portanto, o procedimento técnico adotado foi o bibliográfico. Pôde-se constatar que os mangás, ainda que amplamente difundidos como linguagem expressiva e como mercado de entretenimento, possuem um grande potencial não só educacional, como também social. Abordam desde temas educativos — para a melhora do desempenho da língua japonesa, por exemplo —, como também relatos de danos ambientais e consciência ecológica. De maneira que o mangá se apresenta como uma boa e promissora ferramenta didática, mesmo com abordagem mais voltada ao entretenimento. A estrutura da história torna o texto, além de agradável, de fácil leitura e compreensão; por enquadrar-se em um contexto lúdico, mantém o interesse do leitor em seguir a história e permanecer no processo de aprendizagem. 

Palavras-chave: mangá; elementos visuais e narrativos; ferramentas didáticas.

Abstract

This paper aims to study manga as a didactic tool, to contribute to alternative and playful ways of learning the valorization, which awaken in the student the will to learn and to do it with quality and satisfaction. This work can be considered basic, based on a qualitative approach and with exploratory and descriptive objectives. The sources analyzed were didactic materials, manga, and comics in general; therefore, the technical procedure adopted was the bibliographic one. It was possible to verify that manga, although widely spread as an expressive language and as an entertainment market, have a great potential not only educational, but also social. They approach from educational themes — for the improvement of Japanese language performance, for example —, to environmental damage reports and ecological awareness. In this way the manga presents itself as a good and promising didactic tool, even with a more entertainment-oriented approach. The structure of the story makes the text, besides being pleasant, easy to read and understand; because it fits into a ludic context, it keeps the reader’s interest in following the story and staying in the learning process. 

Keywords: manga; visual and narrative elements; didactic tools.

Resumen

Por medio de este trabajo, se pretende estudiar el manga como herramienta didáctica, con el propósito de contribuir para la valorización de formas alternativas y lúdicas de aprendizaje, que despierten en el estudiante las ganas de aprender y de hacerlo con calidad y gusto. Este trabajo puede ser considerado básico, tiene orientación cualitativa, con objetivos exploratorios y descriptivos.  Las fuentes analizadas se resumen en materiales didácticos, mangas e historietas en general, por lo tanto, el procedimiento técnico utilizado fue el bibliográfico. Se pudo constatar que los mangas, aunque ampliamente difundidos como lenguaje expresivo y como mercado de entretenimiento, tienen un gran potencial, no solo educativo sino también social. Tratan desde temas educativos — para la mejora del desempeño en lengua japonesa, por ejemplo —, como relatos sobre daños ambientales y consciencia ecológica. De esa manera, el manga se presenta como una buena y promisora herramienta didáctica, aun con enfoque más orientado a lo lúdico. La estructura de la historia hace que el texto sea, además de agradable, de fácil lectura y comprensión; por integrarse a un contexto lúdico, mantiene el interés del lector en la historia y lo hace permanecer en el proceso de aprendizaje.

Palabras-clave: manga; elementos visuales y narrativos; herramientas didácticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andr Pinto dos Santos, Centro Universit

Docente no Centro Universitário Internacional Uninter.

Marcelo Hipólito Barbosa de Medeiros , Uninter

Acadêmico no curso de Tecnologia em Design de Animação no Centro Universitário Internacional Uninter.

Referências

ALBERICH, R.; MIRO-JULIA, J.; ROSSELLÓ, F. Marvel Universe looks almost like a real social network. arXiv, Cornell University, 11 fev. 2002. Disponível em: https://arxiv.org/abs/cond-mat/0202174. Acesso em: 17 jul. 2022.

ARAKI, H. Manga in theory and practice: The craft of creating manga. Trad. Nathan Collins. San Francisco: Viz Media LLC, 2015.

BRENNER, R. Understanding manga and anime. Exeter: Libraries Unlimited, 2007.

DANH, N.; HOI, H. Use of comics to enhance students' japanese ability as well as to awake their hidden potential. International Journal of Early Childhood Special Education (INT-JECSE), [S. l.], v. 14, n. 1, p. 412-418, 2022.

FRÉDÉRIC, L. Japan Encyclopedia. London: Belknap Press of Harvard University, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 57-76.

GOLOVLEVA, E. Métalangage de bande dessinée dans les œuvres de Jean Giraud. In: COLLOQUE INTERNATIONAL D’ETUDIANTS ET DE JEUNES CHERCHEURS, 14., 2020, Moscou. Présentations [...]. Moscou: Université Nationale de Recherche École Supérieure d’Economie, 2020. p. 51-53. Tema: La France et la francophonie d'aujourd'hui. Disponível em: https://lang.hse.ru/mirror/pubs/share/direct/420262507.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

KATO, D. Eco-Intermediality and the Artful Recluse’s Hut: Mizuki Shigeru’s Manga Hōjōki. Ekphrasis, Cluj-Napoca — Romania, v. 24, n. 2, p. 49-71, 2020.

KUBOTA, R. A Reevaluation of the uniqueness of Japanese written discourse: Implications for contrastive rhetoric. Written Communication, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 460-480, 1997.

MCCLOUD, S. Understanding comics: The invisible art. NY: Harper Perennials, 1994.

MONZÓ, C. Don Quijote en el manga: traducción, transformación y adaptación en la cultura de masas. Trans, Málaga, n. 21, p. 35-47, 2017.

KOIKE, K.; KOJIMA, G. Samurai Executioner [Kubikiri asa]. Milwaukie: Dark Horse, 2004. v. 1. p. 16-20.

KOGO, Tomoko; KOGO, Chiharu. The effects of comic-based presentation of instructional materials on comprehension and retention. Japan Journal of Educational Technology, Japão, v. 22, n. 2, p. 87-94, 1998.

JOHNSON-WOODS, T. (ed.). Manga: An anthology of global and cultural perspectives. London; New York: The Continuum International Publishing Group, 2010.

MANGA GUIDE SERIES. Tokio: OMSHA, c1996-2023.

MURAKAMI, S.; BRYCE, M. Manga as an educational medium. The International Journal of the Humanities, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 49, 2009.

MURATA, Natsuko. Kyōju Hōryaku to Shite No Manga No Kōka [The Effects of Manga as Teaching Strategy]. Dokusho Kagaku, [S. l.], v. 37, n. 4, p. 127-36, 1993.

O'BRANOVICH, S. Otaku – A case of assigned identities. 2015. 51 f. Thesis — Union College, Schenectady, NY, 2015. (Honors Theses, n. 365).

O QUE É MANGÁ? Editora JBC, São Paulo, [s. d.]. Disponível em: https://editorajbc.com.br/mangas/inf/o-que-e-manga/. Acesso em: 17 jul. 2022.

SOCCA, Ézio. O western entre as histórias em quadrinhos e as novelas gráficas: a transposição cultural da temática da conquista do oeste nas histórias em quadrinhos do personagem Tex Willer. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.

URASAWA, N. 20th Century Boys. Big Comic Spirits. v. 1, p. 13-14, 2000.

WELIN, A. The meaning and image of Otaku in Japanese society, and its change over time. 2014. 44 f. Student essay — Gothenburg University, Sothenburg, Sweden, 2014. Disponível em: https://gupea.ub.gu.se/handle/2077/35267. Acesso em: 23 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2023-03-23