A contribuição do piano para a musicalização infantil

Autores

  • Nataly Moletta Guimarães Diogo
  • Fabiane Kroker Temary
  • Alysson Siqueira Centro Universit

Resumo

Este trabalho estuda como o piano pode contribuir com a musicalização infantil. Descreve as influências deste instrumento na formação musical, não apenas do instrumentista, mas de uma forma mais abrangente. O estudo justifica-se pelo fato de que o piano é um instrumento completo; com ele podem-se trabalhar diversos elementos da música, como apoio para a educação musical em geral. O objetivo central é detalhar a importância e influência da música na vida da criança e pontuar como o piano pode contribuir com isso. Fizeram-se pesquisas bibliográficas para fundamentar a análise, que será descrita na revisão bibliográfica, com materiais didáticos e exemplos de exercícios para melhor compreensão. A pesquisa demonstrou que a utilização do piano é positiva e pode ser abordada tanto de maneira particular, como em grupo.

Palavras-chave: piano; musicalização; música; educação infantil.

Abstract

This paper studies how the piano can contribute to music learning for children. The influences of this instrument in music formation are described, not only of the musician, but in a more comprehensive way. This study is justified by the fact that piano is a complete instrument; with it, one can work on several music elements, as a support to music education in general. The central objective is to detail the influence and importance of music on children’s lives, and to point out how piano can contribute with it. Bibliographical research is carried out to base the analysis, which will be described in the literature review, with didactic materials and exercises examples for a better understanding. The research has shown that piano using is positive and can be approached both privately and in groups.

Keywords:  piano; music learning; music; early childhood education.

Resumen

Este trabajo estudia cómo el piano puede contribuir con la musicalización infantil.  Describe las influencias de este instrumento en la formación musical, no solo del instrumentista, sino de forma más amplia. El estudio se justifica por el hecho de que el piano es un instrumento completo; con él se pueden trabajar diversos elementos de la música, en apoyo a la educación musical en general. El objetivo central es analizar la importancia e influencia de la música en la vida del niño e indicar cómo el piano puede contribuir en ese proceso. Se realizaron investigaciones bibliográficas para fundamentar el análisis, que será descrito en la revisión bibliográfica, con presentación de materiales didácticos y ejemplos de ejercicios para mejor comprensión. Le investigación demostró que la utilización del piano es positiva y que puede hacerse tanto en forma individual como en grupo.

Palabras-clave: piano; musicalización; música; educación infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nataly Moletta Guimarães Diogo

Graduanda, Licenciatura em Música. UNINTER. Curitiba, Paraná, Brasil.

Fabiane Kroker Temary

Pós-Graduação em Música. FACEL. Curitiba, Paraná, Brasil.

Alysson Siqueira, Centro Universit

Mestre em Música. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil. Docente no Centro Universitário Internacional Uninter.

Referências

ALVES, Rubem. Ensinar, cantar, aprender. São Paulo: Papirus, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 3.

BRÉSCIA, Vera Lucia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: proposta para a formação integral da criança. 2. ed. São Paulo: Petrópolis, 2003.

CARVALHO, Rosane de; LIMA, Beatriz dos. A música e o desenvolvimento cognitivo infantil. In: SEMINÁRIO PBID/SUDESTE, 1.; ENCONTRO ESTADUAL DO PBID/ES, 3., 2015, Aracruz – ES. Anais [...]. Aracruz-ES: PIBID/ES, 2015. Disponível em: http://www.fai.com.br/portal/pibid/adm/atividades_anexo/eaf5aaffd4eaa9d19554da587d508be9.pdf. Acesso em: 04 nov. 2022.

GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de psicopedagogia musical. Trad. Beatriz A. Cannabrava. 2. ed. São Paulo: Summus, 1988.

GAINZA, Violeta Hemsy de. Pedagogía musical: dos décadas de pensamiento y acción educativa. Buenos Aires: Grupo Editorial Lumen, 2002.

GONÇALVES, Maria de Lourdes J.; MERHY, Silvio Augusto. Música através do piano - prática das habilidades funcionais no uso do teclado como alternativa didática. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA, 2., 1985, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Imprensa da Universidade Federal de Minas Gerais, 1986.

GONÇALVES, Maria de Lourdes Junqueira; BARBOSA, Cacilda Borges. Educação musical através do teclado – etapa de musicalização. Livro do aluno e manual do professor. 6. ed. Rio de Janeiro: edição das autoras, 1984. v. 1.

GORDON, Edwin. Teoria da aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkia, 2000.

HUMMES, Júlia Maria. Por que é importante o ensino de música? Revista da ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical, Porto Alegre, v. 11, set. 2004.

LEHMANN, Paul R. Panorama de la Educación Musical en el mundo. In: SOCIEDAD INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN MUSICAL, 1988, Austrália. Anais [...]. Buenos Aires: Editorial Guadalupe, 1988. p. 13-23.

MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias em Educação Musical. 1. Ed. Curitiba: Intersaberes, 2012.

MONTANDON, M. I. Aula de piano ou aula de música? O que podemos entender por “ensino de música através do piano”. Em Pauta, Porto Alegre: UFRGS, v. 11, p. 67-79, 1995.

MONTANDON, M. I. Aula de piano e ensino de música – análise da proposta de reavaliação da aula de piano e sua relação com as concepções pedagógicas de Pace, Verhaalen e Gonçalves. 1992. 178 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1992.

OLIVEIRA, Alda de Jesus. Iniciação musical com introdução ao teclado - IMIT. Opus, Porto Alegre, jun. 1990.

PACE, Robert. Greatness in music teaching. Music Journal, [s. l.], v. 17, mar. 1959.

RAMOS, Ana Consuelo. Leitura prévia e performance à primeira vista no ensino de piano complementar: implicações e estratégias pedagógicas a partir do Modelo C(L)A(S)P de Swanwick. 2005. 235 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7XYL5V/1/dissertacao_ana_consuelo.pdf. Acesso em: 30 jul. 2021.

RAMOS, Ana Consuelo.; MARINO, Gislene. A canção como recurso pedagógico no ensino de piano. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 25., 2021. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2021.

SÁ PEREIRA, Antonio Leal de. O ensino moderno do piano. 3. ed. São Paulo: Ed. Ricordi, 1964.

SOUZA, Jusamara (org.) Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

SWANWICK, Keith. Teaching music musically. Per Musi, Belo Horizonte, v. 4, p. 29-36, 2001.

USZLER, Marienne; GORDON, Stewart; SMITH, Scott McBride. The welltempered keyboard teacher. 2. ed. New York: Schirmer Books, 2000. 391 p.

VERHAALEN, S. Marion. As crianças de irmã Marion ao piano. Zero Hora, Porto Alegre, junho de 1988.

VERHAALEN, S. Marion. Explorando Música Através do Teclado 1. trad. Denise Frederico. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1989.

WEIGEL, A. M. G. Brincando de música. Porto Alegre: Kuarup, 1988.

Downloads

Publicado

2023-03-23