Pensamentos acerca da utilização de jogos para o ensino da Matemática

Autores

  • Ana Carolina Batista Tavares
  • Cesar Afonso

Resumo

Resumo

Em uma sociedade cada vez mais informatizada, ensinar tornou-se um processo difícil e desgastante. Manter a atenção do aluno requer esforço por parte dos professores, principalmente os que ensinam disciplinas das ciências exatas — consideradas as mais desafiadoras pelos educandos. Ao observar esse contexto, nota-se a necessidade de um método alternativo para que os discentes aprendam efetivamente o conteúdo ensinado. Entre os métodos encontrados, a gamificação (ou utilização de jogos em sala de aula) é um dos mais promissores. Esse trabalho tem como objetivo discutir a gamificação para o ensino da matemática; verifica-se, também, como esse método pode auxiliar os professores a alcançarem um ensino mais significativo. A metodologia utilizada durante a realização deste artigo é a de pesquisa bibliográfica, através da revisão de livros e artigos científicos online.

Palavras-chave: Ensino. Gamificação. Matemática.

Abstract

In an increasingly computerized society, teaching has become a difficult and exhausting process. Maintaining student attention requires effort on the part of teachers, especially those who teach exact sciences subjects — considered as the most challenging by students. When observing this context, there is a need for an alternative method for students to effectively learn the content taught. Among the methods found, gamification (or use of games in the classroom) is one of the most promising. This work aims to discuss the gamification for the teaching of mathematics; it is also examined how this method can help teachers achieve a more significant teaching. The methodology used during this article is bibliographic research, through the review of books and online scientific articles. 

Keywords: Teaching. Gamification. Mathematics.

Resumen

En una sociedad cada vez más informatizada, enseñar se ha vuelto un proceso difícil y desgastante. Mantener la atención del alumno requiere esfuerzo de los profesores, principalmente los que enseñan disciplinas de las ciencias exactas — consideradas por los estudiantes como las que más desafíos les traen. Al observar ese contexto, se percibe la necesidad de un método alternativo para que los discentes aprendan efectivamente el contenido enseñado. Entre los métodos disponibles, la gamificación (utilización de juegos en el aula) es uno de los más promisores. Este trabajo tiene el objetivo de discutir el uso de juegos en la enseñanza de la matemática; se verifica también cómo ese método puede auxiliar a los docentes a lograr una enseñanza más significativa. La metodología utilizada para la elaboración de este artículo fue la investigación bibliográfica, por medio de revisión de libros y artículos científicos online.

Palabras-clave: Enseñanza. Gamificación. Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-27