Considerações sobre o processo de trabalho do Serviço Social nos espaços da saúde mental

Autores

  • Glacielli Thaiz Souza de Oliveira
  • Conceição Silva
  • Edileia Mendes
  • Fernanda Lima
  • Michelle Barbara dos Santos

Resumo

O Serviço Social surgiu no Brasil, como profissão regulamentada, a partir da metade da década de 1930. Nas décadas seguintes, a atuação dos profissionais dessa área, referente à saúde mental, ocorreu em hospitais psiquiátricos e desempenhavam a função de assegurar o isolamento, a segregação do indivíduo. Com a Reforma Psiquiátrica, em 1970, surgiu um novo olhar para o tratamento dos transtornos e, também, a ampliação da atuação dos profissionais do Serviço Social. Surge, então, o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), uma referência no atendimento aos transtornos, através de uma equipe multidisciplinar composta por diferentes profissionais, entre eles, o assistente social. A atuação do profissional do Serviço Social está embasada nos parâmetros e também na Reforma Psiquiátrica; ele deve acompanhar e definir ações de tratamento com a equipe, a família e a sociedade, sendo um importante elo. A presente pesquisa traz algumas considerações sobre a Reforma e a atuação do profissional do Serviço Social. Para tal, sintetiza-se as informações de documentos e estudos publicados sobre o assunto, sendo, portanto, uma pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave: Saúde Mental. Serviço Social. Processo de Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glacielli Thaiz Souza de Oliveira

Professora do curso de Serviço Social na UNINTER; Mestre em Tecnologia e Sociedade (2017); Doutoranda em Tecnologia e Sociedade (2021).

Conceição Silva

Estudante do 8º período do curso de Serviço Social na UNINTER; participante do grupo de pesquisa A Pluralidade no Serviço de Acolhimento Institucional e Familiar de Crianças e Adolescentes no Paraná: Gênero, Raça e Diversidade – UNINTER.

Edileia Mendes

Estudante do curso de Serviço Social – UNINTER.

Fernanda Lima

Estudante do curso de Serviço Social – UNINTER.

Michelle Barbara dos Santos

Estudante do curso de Serviço Social – UNINTER.

Downloads

Publicado

2021-05-31