O FACEBOOK DE RAFAEL GRECA: DA CAMPANHA ELEITORAL À GESTÃO DA PREFEITURA DE CURITIBA

Autores

  • Doacir Gonçalves Quadros Centro Universitário Internacional - UNINTER
  • Ezequiel Schukes Quister

Palavras-chave:

Mídias sociais, Campanha online, Comunicação Política, Facebook, Eleições.

Resumo

O presente trabalho analisou as postagens no perfil oficial de Rafael Greca no Facebook, candidato a Prefeito de Curitiba em 2016. Tal análise procura atingir três objetivos. Primeiro: identificar se o Facebook foi utilizado como instrumento para reforço da campanha e da imagem pessoal do candidato. Segundo: pretende-se verificar se após eleito o candidato manteve o uso do Facebook para dar feedback aos seus seguidores sobre suas ações na prefeitura. E, por fim, como terceiro objetivo: identificar se as propostas de campanha no Facebook foram de fato realizadas na gestão de Greca ou foram somente promessas online. O recorte temporal selecionado para a análise é de 1º de agosto a 30 de outubro de 2016. Os dados coletados foram distribuídos em categorias que serviram para identificar a forma como o candidato Rafael Greca se comunicou e interagiu com seus seguidores, qual a linguagem e quais recursos foram adotados para o reforço dos atributos pessoais do candidato. Os dados coletados e analisados sugerem que o Facebook serviu como um instrumento de comunicação para divulgar informações sobre a campanha, sobre a agenda do candidato e para discutir propostas com o intuito de “inflar o apoio a sua candidatura”. Após eleito, Greca fez uso do Facebook para a manutenção da sua relação com os seus seguidores e para a divulgação de suas ações na prefeitura, mas as propostas de campanha online foram parcialmente cumpridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doacir Gonçalves Quadros, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Professor de Ciência Política e de Relações Internacionais.  Tem experiência na área das Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia Política e Ciência Política, atuando como pesquisador nos seguintes temas: Teoria Política, Estado, Sociologia Política e Poder Judiciário,  Eleições, Partidos Políticos, Comportamento Politico e Comunicação Política. Possui publicações e apresentação de trabalhos nas temáticas: Estado, teoria política,partidos políticos, meios de comunicação e eleições e comunicação política. Tem experiência profissional na elaboração de pareceres e de pesquisas de opinião, utilizando-as para a compreensão do comportamento do eleitor e da elite política, sendo utilizado por implementadores de políticas públicas ao nível municipal e estadual; por partidos políticos e por meios de comunicação.

Referências

AGGIO, Camilo; REIS, Lucas. CAMPANHA ELEITORAL NO FACEBOOK. Usos, configurações e o papel atribuído a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012. Revista Compolítica. Artigo. Ano 2013, vol. 3, n.2. Disponível em: <http://compolitica.org/revista/index.php/revista/article/view/48>. Acesso em 21 jul. 2018.

BACHINI, Natasha; AVANZI, Clarice; PENTEADO, Cláudio Luis de Camargo; MARTINHO, Silvana. Curtiu? O uso do Facebook nas eleições municipais de São Paulo em 2012. V Congresso da Compolítica, realizado em Curitiba/PR, 2013. Disponível em: http://www.compolitica.org/home/wp-content/uploads/2013/05/GT04-Internet-e-politica-NatashaBachini.pdf>. Acesso em 27 jun. 2018.

BRAGA, Sérgio; NICOLÁS, Maria Alejandra; Becher, André Roberto. Clientelismo, internet e voto:

Personalismo e transferência de recursos nas campanhas online para vereador nas eleições de outubro de 2008 no Brasil. Revista OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 19, nº 1, junho, 2013, p. 168-197.

CARVALHO, Fernanda Cavassana de.; NICHOLS, Bruno Washington; FONTES, Giulia Sbaraini; PINSAG, Yachan; DEBATE SOBRE ELEIÇÕES LOCAIS NO FACEBOOK: Comentários em fanpages na campanha municipal de 2016 em Curitiba. Artigo. Disponível em:<https://www.anpocs.com/index.php/papers-40-encontro-2/spg-4/spg07-4/10954-debate-sobre-eleicoes-locais-no-facebook-comentarios-em-fanpages-na-campanha-municipal-de-2016-em-curitiba/file> . Acesso em 27 jun. 2018

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução Ângela S. M. Corrêa. 2ª ed. São Paulo: Contexo, 2012, p. 59.

FERNANDES, B.; REIS, L.; SILVA, T. “’Politics 2.0’: A campanha online de Barack Obama em 2008”. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, vol. 17, n° 34, p. 29-43, 2009.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana; tradução de Maria Célia Santos Raposo. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2016. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Rio de Janeiro: IBGE.

PORTAL DE NOTÍCIA G1 PARANÁ. CADERNO ESPECIAIS. AS PROMESSAS DE GRECA. Disponível em: < http://especiais.g1.globo.com/parana/2017/as-promessas-de-greca/#!/1-ano>. Acesso em 04 ago. 2018.

QUISTER, Ezequiel Schukes. Os procedimentos do jornalismo literário na revista piauí. Trabalho de conclusão de curso. Curitiba, 2012.

RUEDIGER, Marco Aurélio (Coord.). Robôs, redes sociais e política no Brasil: estudo sobre interferências ilegítimas no debate público na web, riscos à democracia e processo eleitoral de 2018. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2017.

SANTOS, Romer Mottinha; Quister, Ezequiel Schukes; QUADROS, Doacir Gonçalves de. A campanha de Rafael Greca no Facebook na eleição de 2016. Artigo. XXI Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação. De 18 a 22 de junho de 2018, UEPG.

SILVA, Sivaldo Pereira da; BRAGATTO, Rachel Callai; SAMPAIO, Rafael Cardoso. Democracia digital, comunicação política e redes: teoria e prática – Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2016

Downloads

Publicado

2020-06-26