Sobre a Revista

Foco e Escopo

FOCO E ESCOPO - CADERNOS

OS CADERNOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO PÚBLICA, POLÍTICA, JURÍDICA E DE SEGURANÇA, com publicação semestral de 12 artigos (em média), tem por objetivo publicar os artigos e TCC's indicados pelas bancas e orientadores, artigos e pesquisas resultantes de grupos de estudo, com anuência prévia do orientador.

O Periódico é de acesso aberto e não cobra taxas para a submissão de artigos ou acesso aos mesmos.

Com o objetivo de tornar públicos os melhores trabalhos de conclusão de curso realizados nos cursos de graduação da ESGPPJS, seja por estudantes de graduação (nas modalidades presencial e à distância), seja de pesquisadores vinculados a pós-graduação, e também aos trabalhos desenvolvidos nos grupos de iniciação científica da UNINTER.

O objetivo geral é o de fomentar entre os estudantes, valores meritocráticos e o incentivo à pesquisa.

O objetivo específico da publicação é o de criar um repositório em que os trabalhos possam ser indexados e disponibilizados para consulta aos leitores e divulgação.

O periódico publica, também, artigos da Comunidade acadêmica e científica, desde que pertinentes à linha editorial do Periódico.

Enquanto Periódico de caráter interdisciplinar, a sua linha editorial recebe artigos inéditos e originais, mediante a avaliação dupla e cega por pares, sobre temas de Relações Internacionais, Ciência Política, Sociologia, Filosofia, História, Direito, etc. O foco central deve se preocupar com os estudos e artigos científicos que reflitam a preocupação com a agenda nacional e internacional.

 

Processo de Avaliação

Os artigos enviados para avaliação devem ser inéditos e não estar em processo de avaliação em nenhuma outra publicação ou evento.

O processo de avaliação consta de três etapas:

Avaliação preliminar pelo Conselho Editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e área temática;

Encaminhamento ao Conselho Científico da revista para aval de publicação. Aqui é feita a avaliação por pares, que consiste em uma avaliação efetuada por um professor cuja área de atuação coincide com o tema de pesquisa abordado pelo trabalho a ser avaliado. Assim, esse professor, que deverá ter a titulação de doutor, podendo ser um professor da instituição ou professor ad hoc, dá o parecer que a revista envia ao autor;

Revisão gramatical e ortográfica, bem como bibliográfica.

Critérios a serem considerados para avaliação:

Qualidade da redação e domínio da língua;

Qualidades no conteúdo apresentado: clareza na exposição das ideias, articulação entre as proposições, explicações claras para o leitor;

Referencial teórico-conceitual: deve refletir o conhecimento na área determinada;

Estrutura do texto: Introdução/Apresentação, Fundamentação teórica e desenvolvimento, Discussão e resultados;

Tema: deve ser relevante e pertinente ao contexto abordado, ao momento e à pesquisa desenvolvida;

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

Os artigos submetidos aos Cadernos devem contar com, no máximo, 25 (vinte e cinco) páginas, sob pena de rejeição e arquivamento.

O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

 

Em cada texto, o(a) autor, obrigatoriamente, observará as seguintes regras adicionais:

1ª) ABNT;

2ª) Arial;

3ª) Espaçamento 1,5;

4º) Sistema autor-data-página (exemplo: KELSEN, 1921, p. 13);

5º) Tamanho da fonte: 12;

6º) Título (title) do artigo, palavras chave (key words) e resumo (abstract) sempre deverão constar como aqui se demonstra, também em inglês. Caso o(a) autor(a) prefira outro idioma, mesmo assim o inglês será obrigatório para o título, as palavras chave e o resumo. Por exemplo, se algum autor(a) preferir o espanhol para o título, as palavras chave e o resumo, poderá usar tal idioma, mas não ficam dispensadas as traduções para o inglês aqui determinadas; neste caso hipotético, daquele que prefere o espanhol, o artigo deverá ter título, palavras chave e resumo em português, em inglês e em espanhol. Observação: em caso de artigos publicados integralmente em idioma estrangeiro, o Editor-Chefe fica autorizado a traduzir, ele próprio, para o português e para o inglês o título, as palavras chave e o resumo do texto;

7º) Ao final do artigo, em nova lauda, inserir as Referências (antigo campo que era chamado de Bibliografia).

Os artigos, resenhas e ensaios deverão conter os elementos abaixo:

Cabeçalho: título, subtítulo, nome do(s) autor(es) – o número máximo de autores é três;

Título: deve ser claro e objetivo, podendo ser complementado por um subtítulo separado por dois pontos, em fonte maiúscula e minúscula, em negrito e centralizado;

Nome do(s) autor(es): indicação por extenso depois do título, alinhado à esquerda;

Créditos: qualificação e endereço eletrônico do(s) autor(es), em nota de rodapé;

Resumo: O resumo deverá estar de acordo com a norma NBR 6028:2003 e deverá conter uma apresentação sucinta dos pontos relevantes do artigo e fornecer elementos suficientes para que o leitor possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto. O resumo, em sua estrutura, deverá ser traduzido para o inglês (abstract), assim como o título do artigo (title) e as palavras chave (key words). O resumo deve conter entre 100 e 250 palavras;

Resumo em outra língua: nos textos em português e espanhol, será apresentado um resumo em inglês. O Editor Responsável providenciará, caso os autores não encaminhem, a tradução do resumo, título e palavras-chave, bem como a correção gramatical e ortográfica;

Palavras-chave: até 3 (três) palavras significativas que expressem o conteúdo do artigo, escritas em negrito, alinhamento à esquerda, separados por ponto e vírgula ou ponto;

Palavras-chave em outra língua: nos textos em português e espanhol, serão apresentadas palavras-chave em inglês.

Sumário: informação das seções que compõem o artigo, numeradas progressivamente em algarismo arábico;

Texto do artigo: deverá apresentar como partes uma introdução, desenvolvimento e conclusão, antecedida pelo resumo, resumo em outra língua (português e espanhol), palavras-chave e palavras-chave em outra língua (português e espanhol);

Citação, notas de rodapé e referências bibliográficas: deve-se seguir a ABNT – NBR 10520. As referências bibliográficas completas devem ser apresentadas no final do texto.

Periodicidade

Os Cadernos da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança, possui periodicidade semestral e publica em média doze artigos por Edição.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Objetivos do Periódico

CADERNOS DA ESCOLA JURÍDICA DE GESTÃO PÚBLICA, POLÍTICA, JURÍDICA E DE SEGURANÇA, com publicação semestral de 12 artigos (em média), justamente com o objetivo de publicar os artigos e TCC's indicados pelas bancas e orientadores, artigos e pesquisas resultantes de grupos de estudo, com anuência prévia do orientador.  

Com o objetivo de tornar públicos os melhores trabalhos de conclusão de curso realizados nos cursos de graduação da ESGPPJS, seja por estudantes de graduação (nas modalidades presencial e à distância), seja de pesquisadores vinculados a pós-graduação, e também aos trabalhos desenvolvidos nos grupos de iniciação científica da UNINTER. O objetivo geral é o de fomentar entre os estudantes, valores meritocráticos e o incentivo à pesquisa. O objetivo específico da publicação é o de criar um repositório onde os trabalhos possam ser indexados e disponibilizados para consulta aos leitores e divulgação

Acesso aberto e Gratuito

Com acesso aberto e gratuito, o periódico não cobra taxas para publicar e/ou acessar, baixar os artigos.

QUESTÕES ÉTICAS

De modo geral, as decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:

Resolução CNE n. 466/2012 (Ética na pesquisa com seres humanos);

Manual da APA (Editora Penso, 2012);

Documento do CNpq - Ética e integridade na prática científica

a. Quanto aos artigos

Caso o artigo tenha sido submetido ao Comitê de artigos
- Caso o artigo tenha sido submetido à Comitê de Ética (sistema CEP/CONEP ou outro sistema), solicitamos aos autores que mencionem no corpo do artigo (por exemplo, em nota de rodapé).
- Os editores, na análise preliminar, buscam identificar os cuidados éticos utilizados na pesquisa e solicitam aos avaliadores que também o façam.
b. Quanto à autoria
A revista recomenda que os autores e coautores discutam abertamente a ordem de autoria e os coautores a serem incluídos no artigo. Os autores devem ter em mente os itens 17 e 20 do documento do CNPq (Ética e integridade na prática científica): 17 -
Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito; 20 - Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho.
c. Plágio e autoplágio
 A revista/caderno utiliza o sistema de programa de controle de plágio (copyspider), antes de enviar artigos para os avaliadores.
Antes de submeter o artigo, os autores devem certificar-se de que todas as ideias de outros autores estão devidamente citadas e incluídas na lista de referências.
Com relação ao autoplágio, indicamos que o artigo deve constituir-se em contribuição original e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser citadas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito no que se refere a teoria ou metodologia (conforme Manual da APA).
d. Processo de avaliação
- Durante o processo de revisão, o artigo submetido é entendido como um documento confidencial (Manual da APA). Os editores e avaliadores não podem citar ou circular cópias dos artigos para nenhum propósito (Manual da APA).
- Só serão avaliados artigos devidamente inseridos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Do mesmo modo, todos os processos de avaliação só serão considerados válidos se forem realizados via esse sistema.
- Todos os artigos serão avaliados por dois pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, serão solicitados outros pareceres.
- As datas de submissão de artigos, data de recebimento da versão final e data de aceite serão extraídas do SEER, sendo vedada qualquer alteração.
- No caso das chamadas de artigos para dossiês, a revista obedecerá todos os itens citados na chamada.

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros