CORRE ALICE; CORRE ALICE: O PAPEL DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA EM PROL DA SEGURANÇA PÚBLICA EM UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITOS

Autores

  • Rosinei da Silveira Secretaria de Estado da Segurança Pública - Polícia Civil. Santa Catarina. Universidad De La Empresa, Montevideo, Uy. Mestrando em Educação.

Palavras-chave:

direitos humanos, segurança pública, democracia, polícia comunitária, cidadania, mobilização socialCarlos Simioni

Resumo

O presente artigo reflete acerca do papel dos conselhos comunitários de segurança nas políticas públicas de mobilização comunitária, destinadas à interação entre a polícia e a comunidade. O estudo se realiza na perspectiva da garantia dos direitos humanos, sob a luz da filosofia de uma polícia comunitária e da construção de uma relação de afeto e confiança. Isso, com vistas a uma ação pedagógica direta e eficaz ― não só eficiente ―, na prevenção da conduta criminosa, observando-se o caso da atuação da Polícia Militar em Criciúma/SC. Com essa mobilização social, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal pretende somar-se e apoiar as comunidades nas ações de segurança pública. A presente pesquisa justifica-se por buscar entender o papel do ativismo e da cidadania em prol da segurança pública, na superação das ações reativas e repressivas das agências policiais. Outra ação que justifica a presente pesquisa é a compreensão da participação comunitária na gestão da segurança pública para além dos estados, na garantia do exercício da democracia e da cidadania. É justamente na interação social entre polícia e comunidade que investigamos a definição do papel pedagógico e construtor da “Cultura da Paz” do agente de segurança pública, em um Estado Democrático de Direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosinei da Silveira, Secretaria de Estado da Segurança Pública - Polícia Civil. Santa Catarina. Universidad De La Empresa, Montevideo, Uy. Mestrando em Educação.

Graduado em História pela UDESC.

Graduado em Ciência Política pela UNINTER

Especialização em Filosofia de Polícia Comunitária - UNISUL

Especialização em Gestão de Polícia Comunitária - UNIVALI

Especialização em Gestão Pública - UFSC

Mestrando em Educação - UDE, Uy

Professor de História

Profesor em Cursos dePós Graduação em Segurança Pública

Professor em Cursos de Extensão da Secretaria de Estado da Segurança Pública - DISC

Referências

BALESTRERI, Ricardo Brisolla. Direitos Humanos: coisa de polícia. 3. ed. Passo Fundo: CAPEC, 2003.

BAYLEY, David H. Padrões de policiamento: uma análise comparativa internacional. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2006.

BAYLEY, David H.; SKOLNICK, Jerome H. Nova polícia: inovações nas polícias de seis cidades norte-americanas. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2006.

BERAS, Cesar. Democracia, cidadania e sociedade civil. Curitiba: Intersaberes, 2013. (Série Temas Sociais Contemporâneos).

BONDARUK, Roberson Luiz; SOUZA, César Alberto. Polícia comunitária: polícia cidadã para um povo cidadão. Curitiba: Comunicare, 2007.

BONONI, José Carlos. Conselhos comunitários de segurança e o policiamento comunitário. Revista Direito Militar, São Paulo, v. 1, n. 15, jan./fev., 1999.

BRUNATTO, Angélica. Rede de Vizinhos: Projeto Traz Segurança ao Laranjinha – parceria entre comunidade e Polícia Militar gera redução da criminalidade. Jornal Diário De Notícias, Criciúma, n. 5, Edição. 1767, p. 2-15, 2017.

DIAS NETO, Theodomiro. Policiamento comunitário e controle sobre a polícia: a experiência norte-americana. São Paulo: IBCCRIM, 2000.

FREITAS, Talise. Rede de Vizinhos: Em Criciúma, redução de furtos, em residências ou veículos, chega a 30% - Interação que dá certo. Jornal a Tribuna. Criciúma, n. 62, p. 4, 2017.

HENRIQUES, Márcio Simeone. Comunicação e mobilização social na prática de polícia comunitária. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

LAZZARINI, Álvaro. Direito Administrativo da ordem pública. Rio de Janeiro: Forense, 1987.

MARCINEIRO, Nazareno. Polícia comunitária: construindo segurança nas comunidades. Florianópolis: Insular, 2009.

MARCINEIRO, Nazareno; PACHECO, Giovani C. Polícia comunitária: evoluindo para a polícia do séc. XXI. Florianópolis: Insular, 2005.

MATOS, Márcio Giani Rosa de. Redes sociais e a polícia comunitária: estudo de caso dos CONSEGs do vale do Araranguá. 2015. 118 f. Monografia (TCC em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Araranguá, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/179822/TCC-marcio.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 25 abr. 2018.

MONET, Jean-Claude. Polícias e sociedade na Europa. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2006.

MÜLLER, Cíntia Beatriz. Teoria dos movimentos sociais. Curitiba: Intersaberes, 2013. (Série Temas Sociais Contemporâneos).

ROLIM, Marcos. A síndrome da rainha vermelha: policiamento e segurança pública no século XXI. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

SILVEIRA, Rosinei da. Inteligenciabilidade na gestão de polícia comunitária: informação e conhecimento a serviço do cidadão. 2010. 32 f. Monografia (TCC Grau de Especialista em Gestão de Polícia Comunitária) - Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Florianópolis, 2010.

TROJANOWICZ, Robert; BOCQUEROUX, Bonnie. Policiamento comunitário: como começar. Rio de Janeiro: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, 1994.

Downloads

Publicado

2020-10-16