FATORES CONDICIONANTES AO ABANDONO DO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE RELACIONADOS AO USUÁRIO E À EQUIPE DE SAÚDE

Autores

  • Adson Silva Araujo
  • Silmara Santos Vieira
  • Bernardo Lucena Junior

Resumo

A tuberculose é uma doença curável, de fácil diagnóstico e tratamento efetivo. Porém, existem alguns fatores que dificultam o controle dessa patologia. O objetivo foi determinar os possíveis fatores condicionantes ao abandono do tratamento da tuberculose relacionados ao usuário e à equipe de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, elaborada com artigos selecionados por meio de critérios pré-estabelecidos, nas bases de dados LILACS, BDENF e SciELO. Os resultados foram encontrados fatores socioeconômicos, demográficos e culturais relacionados ao usuário como sendo os principais condicionantes ao abandono e, fatores administrativos organizacionais e déficit na relação profissional/ paciente levando a não criação de vínculos como resultantes para não adesão ao tratamento relacionados a equipe de saúde. Estudos apontam que para potencializar a eficácia do tratamento nesses pacientes, é importante reorganizar as práticas desenvolvidas nos serviços de saúde, respeitando e se adequando aos aspectos socioeconômicos e culturais de cada sujeito, tornando-o protagonista durante o tratamento da patologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adson Silva Araujo

Enfermeiro, Especialista em Urgência e Emergência 

Silmara Santos Vieira

Enfermeira, Especialista em Saúde Pública, Professora de Prática nas Disciplinas Saúde do Adulto e Estágio Supervisionado da SEUNE (Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste).

Bernardo Lucena Junior

Fisioterapeuta, Professor adjunto da Disciplina de Anatomia e Fisiologia da SEUNE (Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste).

Downloads

Publicado

2017-05-22

Edição

Seção

Editorial