As doenças originadas pelo estresse na prática diária dos profissionais de enfermagem

Autores

  • Daiane Prates Mendonça
  • Daniele Santos Kuroba

Resumo

Estudo realizado com a finalidade de conhecer os fatores estressores e as doenças ocupacionais originadas na prática da enfermagem, mesmo sendo uma profissão antiga, enfrenta desafios cada dia mais novos, seja na sua luta diária por reconhecimento, ou ainda no exercício diário de uma profissão que traz vários riscos para o profissional, dentre eles, o estresse profissional, que pode desencadear doenças psíquicas e físicas no indivíduo. Objetiva conhecer quais são as doenças ocupacionais originadas pelo estresse na prática diária dos profissionais de enfermagem, e também, identificar as principais patologias físicas ocasionadas pelo estresse na prática de enfermagem, e relacionar os primeiros sinais e sintomas que o profissional apresentar devido ao estresse na prática da enfermagem. Pesquisa bibliográfica e exploratória com finalidade aplicada, de natureza qualitativa.  Como via de regra, a maioria dos autores classificaram a enfermagem como uma profissão estressora. A melhoria da comunicação entre a equipe multiprofissional, e o dinamismo dessas relações profissionais pode servir de impulso para melhoria do ambiente de trabalho que resultaria numa redução significativa dos níveis de estresse dos profissionais de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Prates Mendonça

Bacharel em Enfermagem. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Uninter. Docente do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Almenara-MG.

Daniele Santos Kuroba

Enfermeira - Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade, Curitiba PR. Pós-graduada Auditoria e MBA e serviços de saúde. Orientadora de TCC - Uninter.

Downloads

Publicado

2017-05-22

Edição

Seção

Editorial