A Dinâmica da Feira Livre Ambientalmente Mais Correta

Autores

Resumo

RESUMO


O presente trabalho tem como objeto de estudo a feira livre do município de Santo Antônio de Jesus/BA, cidade localizada no Recôncavo Sul Baiano, à 82,38 Km da cidade de Salvador, capital baiana e apresenta uma abordagem sucinta sobre a importância do meio ambiente, seu ciclo e a produção e destinação do lixo, a legislação que o ampara, assim como uma proposta de um projeto que possa mitigar os problemas ambientais. Ele tem como finalidade conhecer melhor a realidade da dinâmica espacial da feira e a partir daí propor uma intervenção no planejamento urbano da cidade, com a participação direta dos órgãos públicos competentes e, também, do engajamento de empresas particulares. O projeto conta com um curso de capacitação para os feirantes onde será apresentada e detalhada a técnica de compostagem para a destinação do lixo orgânico proveniente da feira, orientar quanto á dinâmica da sua logística e aferir a relevante importância desse modelo de reciclagem com baixo custo e alto grau de beneficiamento ambiental e na saúde pública para o município.

Palavras-chave: Compostagem, Feira, Lixo Orgânico, Meio Ambiente.

 

RESUMEN


El presente trabajo tiene como objeto de estudio la feria libre en la ciudad de Santo Antonio de Jesús / BA, una ciudad situada en el Reconcavo Baiano Sur, en 82,38 kilometros de la ciudad de Salvador, capital de Bahía y presenta un enfoque sucinta a la importancia de la medio ambiente, su ciclo y la producción y eliminación de residuos, la legislación que sustenta, así como una propuesta de un proyecto que puede mitigar los problemas ambientales. Se persigue el objetivo de comprender mejor la realidad de la dinámica espacial de la feria y desde allí proponer una intervención en la planificación urbana de la ciudad, con la participación directa de los organismos públicos y también la participación de empresas privadas. El proyecto es un curso de formación para los vendedores que serán presentados y detallado técnica de compostaje para la eliminación de residuos orgánicos de la clara orientación en cuanto a la dinámica de su logística y evaluar la importancia relevante del modelo de reciclaje con bajo costo y alto grado de mejora del medio ambiente y la salud pública para el condado.

Palabras-clave: composta, Feria, residuos orgánicos, el Medio Ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cleonice de Jesus Nery, UNEB - Universidade do Estado da Bahia UNINTER - Centro Universitário Internacional

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB DCH Campus V. Desenvolveu sua monografia no campo da Geografia Cultural. Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela UNINTER Centro Universitário Internacional - Polo Salvador - BA. Desenvolveu seu TCC no campo na área de Sustentabilidade. Atua nas áreas de Geografia Cultural, com ênfase em Identidade, Memória, Lugar, Oralidade, Paisagem e Patrimônio Cultural e de Geografia e Meio Ambiente, com ênfase em Sustentabilidade, Educação Ambiental e Projetos Socioambientais.

Rafael Lopes Ferreira

Gestor Ambiental (Faculdades Integradas Camões / PR),
Especialista em Biotecnologia (Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)),
Orientador de TCC do Centro Universitário Internacional Uninter.

Referências

REFERÊNCIAS

ALBANUS, Lívia Lucina Ferreira. Ecopedagogia: Educação e Meio Ambiente – Curitiba: InterSaberes, 2012. Disponível em: <http://uninter.bv3.digitalpages.com.br/users/publications>. Acesso em: 06 de janeiro de 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6022: informação e documentação: apresentação de artigo em publicação periódica científica impressa. Rio de Janeiro, 2002.

BRASÍLIA. LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 04 de janeiro de 2016.

BRASÍLIA. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981 - Política Nacional do Meio Ambiente. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938.htm>.

BELLINI, Marta; MUCELIN, Carlos Alberto. Lixo e impactos ambientais no ecossistema urbano. - Sociedade & Natureza, Uberlândia 20, (111-124) jan. 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 de janeiro de 2016.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA - Resolução CONAMA n° 404, de 11 de novembro de 2008. Disponível em:<http://www.siam.mg.gov.br/sla/download.pdf?idNorma=8931>. Acesso em: 12 de janeiro de 2016.

ECYCLE. O que é compostagem? Como funciona? Quais são os benefícios para o meio ambiente e para a sociedade?. - Ecycle - Disponível em: <http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67/2368>. Acesso em: 12 de janeiro de 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA – IBGE. Brasil, 2015. Disponível em: <http://cod.ibge.gov.br/L6B>. Acesso em: 04 de janeiro de 2016.

LUZZI, Daniel. Pedagogia Ambiental In Educação e Meio Ambiente: uma Relação Intrínseca – Barueri, SP: Manole, 2012. Disponível em: <http://uninter.bv3.digitalpages.com.br/users/publications>. Acesso em: 06 de janeiro de 2016.

RECICLOTECA - Orgânicos: definição, composto e como fazer a compostagem. Disponível em: <http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/organicos/>. Acesso em: 12 de janeiro de 2016.

SANTOS, Milton. A Questão do Meio Ambiente: Desafios para a Construção de uma Perspectiva Transdisciplinar - INTERFACEHS – Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente - v.1, n.1, Trad 1, ago 2006. Disponível em: <http://www.revistas.sp.senac.br/index.php/ITF/article/viewFile/431/37>.Acesso em: 06 de Dezembro de 2016.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado, fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. - HUCITEC – São Paulo, 1988.

Downloads

Publicado

2018-08-06

Edição

Seção

Artigos