Aproveitamento de águas pluviais no Estado do Ceará

Autores

Resumo

RESUMO

 

A água é um recurso natural indispensável para a sobrevivência dos seres vivos e para a manutenção dos sistemas de produção das sociedades humanas. Nesse contexto, a carência dos sistemas de abastecimento de águas na região Nordeste, especificamente no estado do Ceará, é um fato notável que atinge boa parte da população de zonas rurais nos municípios do interior do estado. Este trabalho procurou analisar as tecnologias de aproveitamento da água das chuvas, como ferramenta complementar aos serviços de abastecimento de água residencial no Estado do Ceará, identificando a problemática do mesmo e a ausência do aproveitamento de águas pluviais e descrevendo a principal tecnologia de reuso utilizada atualmente, visando à redução do consumo de água potável no estado. Para a sua realização foi feito uma pesquisa de natureza bibliográfica, buscando informações e conhecimentos sobre o aproveitamento de águas pluviais em edificações residenciais, assunto já abordado previamente por autores no período de 1998 a 2013, servindo de base para delinear um panorama sobre o referente assunto. Como resultado da análise da pesquisa e dados de levantamento, constatou-se a grande importância da utilização do sistema de aproveitamento de águas pluviais que permite a redução do consumo de água potável garantindo o futuro da sustentabilidade hídrica, promovendo a conservação da água e o abastecimento contínuo em períodos de seca. O uso dessa prática sustentável traz grandes benefícios como preservação do meio ambiente; economia de água; reduções dos custos no orçamento familiar e público.

 

PALAVRAS CHAVES: Abastecimento de água. Águas da chuva; Sistema de aproveitamento de águas pluviais.

   ABSTRACT

 

Water is an indispensable natural resource for human beings survival as well as for human society’s production systems maintenance. Thus, the lack of water supply systems in northeastern Brazil, specifically in Ceara state, affects most rural communities in countryside counties.  The following paper analyzed the use of pluvial water as a complementary tool to residential water supply systems in Ceara state by identifying the characteristics of the problem, the non-use of pluvial water as well as describing the main reuse technology currently used to reduce state potable water consumption. It used a bibliographical research to look for information and knowledge on the use of pluvial water in residences, which had been discussed by some authors from 1998 to 2013. Such research was the base for a broader view on the subject. As a result, it was noted the importance of using pluvial waters that consequently reduce potable water consumption, which guarantees the future of hydric sustainability by preserving water and the continuous supply in drought periods. The use of such sustainable practice brings significant benefits such as the environment preservation, water saving, public and family cost reduction.     

 

Keywords: Water supply. Rainwater. Pluvial water use system.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ducio Hercules Neris de Sousa, FATEC/UNINTER

APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS NO ESTADO DO CEARÁ

                                                                                      Ducio Hercules Neris de Sousa¹

                                                                             Rafael Lopes Ferreira²

RESUMO

A água é um recurso natural indispensável para a sobrevivência dos seres vivos e manutenção dos sistemas de produção das sociedades humanas. Nesse contexto, a carência dos sistemas de abastecimento de águas na região Nordeste, especificamente no estado do Ceará, é um fato notável que atinge boa parte da população de zonas rurais nos municípios do interior do estado. Este trabalho procurou analisar as tecnologias de aproveitamento da água das chuvas, como ferramenta complementar aos serviços de abastecimento de água residencial no Estado do Ceará, identificando a problemática do mesmo e ausência do aproveitamento de águas pluviais e descrevendo a principal tecnologia de reuso utilizada atualmente, visando à redução do consumo de água potável no estado. Para a sua realização foi feito uma pesquisa de natureza bibliográfica, buscando informações e conhecimentos sobre o aproveitamento de águas pluviais em edificações residenciais, assunto já abordado previamente por autores no período de 1998 a 2013, servindo de base para delinear um panorama sobre o referente assunto. Como resultado da análise da pesquisa e dados de levantamento, constatou-se a grande importância da utilização do sistema de aproveitamento de águas pluviais que permite a redução do consumo de água potável garantindo o futuro da sustentabilidade hídrica, promovendo a conservação da água e o abastecimento contínuo em períodos de seca. O uso dessa prática sustentável traz grandes benefícios como preservação do meio ambiente; economia de água; reduções dos custos no orçamento familiar e público.

 

PALAVRAS CHAVES: Abastecimento de água. Águas da chuva; Sistema de aproveitamento de águas pluviais.

Referências

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. Instalações de Águas Pluviais: NBR 10.844. Rio de Janeiro, 1989.

Agência Nacional de Águas - ANA. 2013. Atlas Nordeste: abastecimento urbano de água. Brasília, DF.

ARAÚJO, A. Água, o próximo apagão. Fortaleza: Jornal o Povo, p. 3-11, 7 de out. 2001.

BENTO, VICTOR ROGÉRIO DA SILVA, Centro e periferia em Fortaleza sob a ótica das disparidade de infraestrutura de Saneamento básico. 2011, 173p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Geografia) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de tecnologia. Fortaleza, 2011.

CIOCCHI, Luiz. Para utilizar água de chuva em edificações. Téchne, Ed. Pini, nº 72, p. 58-60, mar.2003.

CIRILO, José Almir, MONTENEGRO Suzana M. G. L., CAMPOS, José Nilson B. A questão da água no semi-árido brasileiro, Empraba, 2008.

DIXON, A.; BUTLER, D.; FEWKES, A. Water saving potential of domestic water reuse systems using greywater and rainwater in combination. Water Science Technology, v. 39, n. 5, p. 25-32, 1999.

ECORACIONAL. Captação de água de chuva, tratamento de efluentes e reuso. Londrina, 2012.

FENDRICH, R.; OLIYNIK, R. Manual de utilização das águas pluviais: 100 Maneiras Práticas. Curitiba: Livraria do Chain Editora, 2002.

GHANAYEM, M. Environmental considerations with respect to rainwater harvesting. IN: RAINWATER INTERNATIONAL SYSTEMS, 10., 2001, Manheim. Proceedings...Germany, 2001.

GNADLINGER, J. A contribuição da captação de água de chuva para o desenvolvimentosustentável do semi-árido brasileiro – uma abordagem focalizando o povo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NO SEMI ÁRIDO, 3., 2001. Campina Grande-PB. Anais eletrônicos. Campina Grande , 2001.

HESPANHOL, I. Potencial de reúso de água no Brasil - agricultura, indústria, municípios, recarga de aqüíferos. In: MANCUSO, C.S.A., SANTOS, H. F. (Editores). Reuso de água. Barueri, SP: Manole, 2003.

HERRMANN, T.; SCHMIDA, U. Rainwater utilization in Germany: efficiency, dimensioning, hydraulic and environmental aspects. Urban Water. v. 1, n. 4, p. 307-316, 1999.

INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ - IPECE, Ceará em números, 2011.

KOENIG, K. Rainwater harvesting: public need or private pleasure? Water 21,London: IWA, feb, p. 56-58, 2003.

LEE, K. T. et al. Probabilistic design of storage capacity for rainwater cistern systems. J. agric. Engng Res, v. 3, n. 77, p. 343-348, 2000.

MOREIRA, SOARES. Aproveitamento de águas da chuva. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. 2006.

PHILIPPI L. S. OLIJNYK, D, P.; MAGRI. M. E. Arranjos Tecnológicos para o Tratamento Descentralizado de Esgotos Sanitários. Conferência Internacional em Saneamento Sustentável: Segurança alimentar e hídrica para a América Latina, ECOSAN, 2007.

PORTO, E. R. et al. Captação e Aproveitamento de Água de Chuva na Produção Agrícola dos Pequenos Produtores do Semi-árido Brasileiro: O Que Tem Sido Feito e como Ampliar Sua Aplicação no Campo. Centro de Pesquisa do Trópico Semi-Árido (CPATSA), 1999.

REBOUÇAS, A. da C. Água no Brasil: abundância, desperdício e escassez. Bahia Análise & Dados, v. 13, n. Especial, p. 341-345, 2003.

SICKERMANN, J. M. Gerenciamento das águas de chuva – Imprescindível para o futuro das grandes cidades do Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA. 4., 2003, Juazeiro.

TOMAZ, P. Aproveitamento de água de chuva. São Paulo: Navegar Editora, 2003.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-27

Edição

Seção

Artigos