A EXTRAÇÃO DE MINERAIS E O ASSOREAMENTO DE IGARAPÉS EM RONDÔNIA / THE MINERAL EXTRACTION AND SILTING OF STREAMS IN RONDÔNIA

Autores

  • Francieli Kochem

Resumo

O presente artigo apresenta uma breve cronologia acerca o povoamento do Estado de Rondônia, o qual obteve um grande e rápido crescimento populacional a partir da década de 70, tendo como principais fatores responsáveis a exploração de minerais e os Projetos de Colonização Oficial ofertados pelo Governo Federal, os quais deram origem ao atual Estado de Rondônia. Nesse cenário, a cidade de Ariquemes-RO ganha ênfase por abrigar em seu território três grandes áreas de garimpos: o Bom Futuro, Massangana e o Caladinho. O fato de ter ocorrido um rápido e desordenado povoamento, gerou muitos problemas ambientais. O artigo tem por objetivo identificar as causas do assoreamento de dois igarapés: Tabapuã e Amorim, localizados geograficamente em linhas pertencentes a Monte Negro-RO e Ariquemes-RO, uma vez que o Rio Amorim possui sua nascente em meio o garimpo Massangana. Os resultados da pesquisa foram obtidos através de sistemáticas observações de campo com registros de imagens e coleta de depoimentos de moradores das áreas próximas aos rios, e pesquisas bibliográficas que deram apoio e respaldo para o problema já citado. Dessa forma, pode-se ratificar que as atividades mineralógicas são as grandes responsáveis pelo assoreamento dos igarapés em foco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francieli Kochem

Professora Licenciada em Geografia pela FIAR-RO em 2009, Especialista em História e Geografia pela Facinter-2012. Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela FACINTER-2012. Findando Especialização em Gestão da Educação no campo pela FACEL-2014. Atuante na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, NRE de Francisco Beltrão.

Downloads

Publicado

2017-04-12

Edição

Seção

Artigos