UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA CONSTRUÇÃO DA UHE BAIXO IGUAÇU / AN ANALYSIS OF THE ENVIRONMENTAL IMPACTS OF CONSTRUCTION OF HPP BAIXO IGUAÇU

Autores

  • Francieli Kochem

Resumo

O presente artigo teve como tema: uma análise dos impactos ambientais e a problemática Socioespacial da construção de UHEs com estudo de caso da UHE Baixo Iguaçu, usina esta situada no Paraná, entre a Cidade de Capanema e Capitão Leoni das Marques que atingirá também parte de territórios de Realeza, Planalto, Nova Prata do Iguaçu, expropriando cerca de 360 famílias. Sua construção iniciou em 2013 com previsão para o término em 2016 com geração de 350 MW. O artigo objetivou apontar os impactos ambientais resultantes da construção de UHEs; identificar os impactos ambientais previstos no RIMA da Baixo Iguaçu e analisar a problemática Socioespacial antes da construção da usina. Para a realização do artigo fora necessário a realização de um estudo do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e pesquisas bibliográficas em autores que já prescreveram sobre o tema. Através dessas análises e estudo, constatou-se que a construção de usinas causam muitos impactos ambientais, embora se faça necessária o aumento da geração de energia. A Baixo Iguaçu, além de modificar o relevo, alterar o teor de oxigênio na água, prejudicar a fauna e a flora, já expropriou muitas famílias que migraram para outras cidades, muitas dessas sem receber a indenização. Mas será que todos esses impactos serão compensados pelo desenvolvimento econômico?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francieli Kochem

Professora Licenciada em Geografia pela FIAR-RO em 2009, Especialista em História e Geografia pela Facinter-2012. Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela FACINTER-2012. atuante na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, NRE de Francisco Beltrão.

Downloads

Publicado

2017-04-12

Edição

Seção

Artigos