ESPECIFICAÇÃO, TESTES E VERIFICAÇÃO DA APLICABILIDADE DA FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NA ÁREA DE ALIMENTOS / SPECIFICATION, TESTING AND VERIFICATION OF EDUCATIONAL TOOL APPLICABILITY

Autores

  • Jamila Roggenback
  • Marcia Carletto
  • Rosane Natume

Resumo

Avaliar qual será o impacto tecnológico de qualquer que seja o produto a ser desenvolvido é de suma importância para determinar qual será a causa e o efeito sobre o meio ambiente e sociedade em todo o processo de desenvolvimento do um projeto de inovação. Este artigo refere-se ao desenvolvimento do Guia de Avaliação de Impacto Tecnológico (AIT) e a seu possível auxílio na educação tecnológica e ambiental nas universidades, fruto de um projeto de Iniciação Científica financiado pelo CNPq. O objetivo deste artigo é apresentar os passos que foram dados no sentido de desenvolver o guia nesta etapa do projeto. Pretende-se que o guia seja uma ferramenta de apoio para acadêmicos, professores, pesquisadores e também para profissionais ligados à área ambiental e ao desenvolvimento de produtos. A metodologia empregada refere-se a uma pesquisa exploratória qualitativa em que foi realizado um levantamento bibliográfico amplo dos assuntos tratados para aplicação e alimentação do guia. Os resultados obtidos foram um check list como apoio ao desenvolvimento de produtos e embalagens sustentáveis e a finalização do desenvolvimento de um guia como ferramenta de apoio para o desenvolvimento de produtos embasados em conceitos sustentáveis.

Palavras-chave: Guia de Avaliação de Impacto Tecnológico; Educação Ambiental; Desenvolvimento de Produtos; Ferramentas Sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamila Roggenback

Guia de Avaliação de Impacto Tecnológico para apoio à Gestão Ambiental e à DocênciaEste artigo tem por objetivo apresentar resultados alcançados no desenvolvimento de um guia de Avaliação de Impacto Tecnológico (AIT) e sua contribuição para a formação de engenheiros e tecnólogos, bem como para a área de Gestão Ambiental. Trata-se de um trabalho de Iniciação Científica que se encontra em andamento e que agrega, de forma interdisciplinar, alunos do curso Superior de Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, com foco na questão Ambiental, Educação para a Sustentabilidade e para a Gestão Ambiental. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do guia foi Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS). Os resultados já alcançados indicam que a ferramenta poderá estimular o desenvolvimento de produtos sustentáveis na medida em que indica caminhos durante a fase projectual do desenvolvimento de produtos e utilizar ferramentas como Análise do Ciclo de Vida (ACV), 12 Princípios da Engenharia Verde e Produção mais Limpa.Palavras chave: Guia de Avaliação de Impacto Tecnológico; Gestão Ambiental; CMS; Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis.

Downloads

Publicado

2017-04-12

Edição

Seção

Artigos