As cidades e o homem em busca da sustentabilidade

Autores

  • Alexandre Lindenmeyer Uninter
  • Eduardo Vacovski

Resumo

RESUMO Este artigo, um trabalho científico de natureza descritiva, faz uma análise sobre as cidades e a questão da sustentabilidade. Conceitua a cidade e o que é sustentabilidade. Tem como objetivo analisar a importância das ações e práticas sustentáveis praticadas pelo homem, no Brasil e no Mundo. Avalia as relações do homem com o meio ambiente, principalmente sob o aspecto urbano e analisa quais as ações que estão sendo tomadas para reduzir e controlar as demandas sobre a utilização dos recursos naturais, bem como o controle sobre a emissão de poluentes. Aborda o papel das Nações Unidas e os movimentos mundiais em busca de um mundo sustentável. Exemplifica as ações de cidades que estão se tornando sustentáveis através da implementação de programas voltados para o meio ambiente e sua sustentabilidade. Essa pesquisa tem por objetivo mostrar os caminhos para uma vida sustentável do homem urbano, mostrando que é possível sair do campo das idéias para o campo das ações através da educação voltada para a sustentabilidade e incorporação dessas práticas no cotidiano das cidades. Palavras-chave: Cidades. Homem. Sustentabilidade. Urbano.Meio Ambiente. Abstract The following paper, a descriptive scientific study, analyzes cities and the sustainability issue. It categorizes cities and sustainability. Its objective is to analyze the importance of sustainable practices and actions used by mankind in Brazil and worldwide. It evaluates the relationship of mankind and the environment, especially under the urban perspective, and analyzes what actions have been taken to reduce and control natural resources use demands as well as control the emission of pollutants. It mentions the role of the United Nations and world initiatives that seek a sustainable world. It shows examples of cities that are becoming sustainable through the implementation of programs focused on the environment and sustainability, as well as to show the ways to the urban man how to have a sustainable life. In addition, it shows it is possible to make the transition from abstraction to reality by adopting an education focused on sustainability and using such practices in cities daily routines. Keywords: Cities. Man. Sustainability. Urban. The environment.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

a tentativa mais bem-sucedida do homem de refazer o mundo em que vive mais de acordo com os desejos do seu coração. Mas, se a cidade é o mundo que o homem criou, é também o mundo onde ele está condenado a viver daqui por diante. Assim, indiretamente, e sem ter nenhuma noção clara da natureza da sua tarefa, ao fazer a cidade o homem refez a si mesmo. (ROBERT PARK.American Journal of Sociology, XX.março, 1916, PP.577-612)

Pontualidade, calculabilidade, exatidão, são introduzidas à força na vida pela complexidade e extensão da existência metropolitana e não estão apenas muito intimamente ligadas à sua economia do dinheiro e caráter intelectualístico. Tais traços também devem colorir o conteúdo da vida e favorecer a exclusão daqueles traços e impulsos irracionais, instintivos, soberanos que visam determinar o modo de vida de dentro, ao invés de receber a forma de vida geral e precisamente esquematizada de fora. Muito embora tipos soberanos de personalidade, caracterizados pelos impulsos irracionais, não sejam absolutamente impossíveis na grande cidade, eles são, não obstante, opostos a vida típica da grande cidade(SIMMEL, 1962,p155-56).

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro reserva, ao mesmo tempo, grande perigo e grande esperança. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos nos juntar para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações. (ONU, CARTA DA TERRA, 2002,p.1).

Downloads

Publicado

2017-06-14

Edição

Seção

Artigos